Regras de Etiqueta no CrossFit

Todo ambiente onde convivem muitas pessoas tem suas regras. São entregues em um Manual, são enviadas por e-mail, são escritas em algum quadro ou parede. Mas as regras mais importantes, são as não escritas. Todos esperam que sejam cumpridas, ainda que algumas delas só sejam descobertas com o passar do tempo. Com o CrossFit, um verdadeiro laboratório de relações humanas em alta intensidade, não poderia ser diferente. E para evitar constrangimentos aos menos ligados no ambiente ao seu redor, vamos dar uma ajudazinha.

  1. Guarde suas coisas

Meio óbvio, não? Nada mais chato do que encontrar anilhas jogadas ou elásticos esquecidos no rack após uma aula. Tempo e espaço são valiosos numa aula de CrossFit, e ninguém gosta de desperdiçá-los limpando a bagunça dos outros. Então, vamos fazer um favor a todos e orgulhar seu Box guardando os equipamentos que usarmos nos treinos. E se quiser dar um passo adiante, ajude seu colega a guardar suas coisas. Mais ajuda torna o trabalho mais leve.

  1. Não derrube a barra quando estiver retirando as anilhas

A forma apropriada de fazer isso é erguer a barra e deslizar as anilhas para fora, e aí sim, colocar a barra no chão. E não deixar que ela simplesmente caia. Isso causa danos aos rolamentos, parte que torna uma barra comum em sua adorada barra olímpica. Já se perguntou quanto custaria substituir uma delas?

  1. Se você suou, sangrou ou chorou sobre o equipamento, limpe-o

Além de ser um ponto básico de higiene, não é uma sensação agradável pegar uma MedBall mais úmida que um bebê recém-nascido. Ou sentar sobre um AbMat que pode ter sido usado diretamente contra a pele suada de alguém. Pegue pano e álcool e gaste 30 segundos para limpar seu equipamento pelo bem de todos.

  1. Não roube o equipamento dos outros

Quando você se prepara para um Chipper (ou qualquer outro WOD que exija vários equipamentos), procura organizar as coisas para torná-las mais acessíveis ao progredir no treino. Isso também se aplica a seu lugar no rack, especialmente se precisar usar um elástico. Por conta disso, se algum espertinho pega sua MedBall ou seu lugar no rack no meio do WOD, é certo que isso te chateia. E isso é uma gafe de CrossFit nota 9 em relevância.

  1. Não se atrase

Talvez um minuto ou dois seja aceitável para alguns boxes. Em alguns outros, são cobrados burpees de penalidade pelo atraso. Outros simplesmente não permitem que o atrasado participe da aula se esta tiver começado há mais do que 5 minutos. Lembre-se: o Box não é uma academia normal, onde você pode treinar quando quiser. O Box tem horários de aulas, as pessoas pagam um bom dinheiro por elas e querem seu horário de instrução e treinamento. Há poucas coisas mais chatas que olhar um espertinho chegar e pensar que pode simplesmente se juntar à turma como se nada tivesse acontecido antes. Espere a próxima aula, e tenha respeito por seus colegas e Coaches chegando na hora.

  1. Faça Check In

Isso se aplica a alunos regulares e a visitantes (Drop Ins). Se você é aluno de um Box com horários concorridos, faça um favor a seu Coach e faça seu check in. As aulas têm limite de alunos por questões de espaço, equipamentos e segurança. Em casos de superlotação, haverá prejuízo para todos.

  1. Preste atenção quando o Coach está dando instruções

Não importa se você pratica CrossFit há 1 mês ou há 5 anos. É desrespeitoso ter conversas paralelas ou fazer suas coisas quando o Coach está tentando dar instruções para a turma toda. Você pode conhecer bem todos os movimentos, mas nem todo mundo sabe. Seja paciente e deixe que todos se beneficiem dos conhecimentos dos treinadores. Pode ser até que você aprenda algo novo do levantamento que em outro dia não conseguiu fazer.

  1. Não converse com os outros no meio do WOD

Se a conversinha forçar a uma quebra de ritmo e concentração, melhor esperar que o cronômetro pare. Se você está treinando junto isso já é ruim. Imagine se você estiver fora da aula e chamar por um aluno em treino. Acredite: isso acontece muito mais do que deveria.

  1. Se você emprestar os equipamentos de outro aluno, devolva quando acabar

Alguém já pediu sua munhequeira ou seu cinto de LPO e não devolveu ou até emprestou para outra pessoa? Ou essa pessoa sempre esquece as coisas que lhe pediu na casa dela? Não seja um chato e devolva assim que terminar de usar as coisas de seu colega.

  1. Não mova o balde de magnésio durante o WOD

O magnésio é fundamental em alguns WODs. Os baldes são colocados em lugares estratégicos para facilitar o acesso do maior número de pessoas durante o treino. Se alguém resolve tirar o balde do lugar, isso bagunça tudo.

  1. Respeite o espaço dos outros

Isso é fundamental por questões de segurança e concentração dos alunos. Se alguém se prepara para um levantamento pesado, não ande próximo a ele. Se for necessário desistir no meio da tentativa, ninguém quer ver uma barra atingindo um aluno muito próximo, ou até pior, alguém cair sobre o equipamento de outro aluno. Aqui também vale comentar sobre alunos que já terminaram seus treinos ou que ainda vão treinar: não fique passeando pela área de treino. Você atrapalha as atividades de quem está treinando e de quem está conduzindo o treino.

  1. Evite demonstrações de circo

Demonstrações de circo são feitas quando derrubamos barras, kettlebells ou outros equipamentos pesados que estejam acima de nossas cabeças, não importando a situação ou a carga envolvida. Esses equipamentos podem ricochetear no chão e atingir você mesmo ou outras pessoas. Ainda que seja prazeroso ouvir o som produzido pelo impacto no chão, reserve essa “emoção” para os levantamentos realmente pesados. O mesmo se aplica às cordas arremessadas com força contra o chão, a parede, os ventiladores, o teto, ao não conseguirmos realizar Double Unders. Lembre-se: ninguém vai ao Box para ser alvo de um “atleta” temperamental”.

  1. Apresente-se aos novatos

Normalmente os Coaches tomam a iniciativa e anunciam atletas visitantes ou novos alunos no início das aulas. Isso é o primeiro passo. Mas faça sua parte como membro de uma comunidade e de um local de treinos que você adotou como seu: faça com que os novatos se sintam acolhidos, especialmente se forem novos no CrossFit.

Por Rodrigo Portela

Recent Posts