Diferença entre Flexibilidade e Mobilidade

É extremamente comum ver em programas de treino objetivos como perda de peso, aumento de força muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória e hipertrofia, no entanto poucos praticantes têm como principal foco a melhora da mobilidade ou flexibilidade. Programas de treino com exercícios específicos para indivíduos com alterações posturais e dores na coluna são agora cada vez mais recomendados por médicos como promoção da saúde e bem-estar.

flexibilidade-mobilidade-crossfit-gru-guarulhos-treinamento3Dentro da comunidade CrossFit, temos nos deparado com a utilização indiscriminada dos termos mobilidade e flexibilidade, que de forma errônea estão sendo aplicados para indicar a mesma coisa, levando a algumas confusões. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, vamos explicar através desse texto cada um desses termos, já que existem exercícios específicos para o ganho deles.

Vamos começar falando sobre mobilidade, que pode ser definida como a liberdade em que podemos nos mover dentro do grau de movimento que uma articulação consegue atingir. Um bom exemplo de mobilidade seria durante o exercício de agachamento, onde uma pessoa com uma boa mobilidade é capaz de manter os calcanhares em contato com o solo enquanto as coxas estão paralelas ao mesmo. Geralmente, a perda de mobilidade está ligada a alguma patologia onde podem ocorrer alterações na estrutura muscular ou articular que consequentemente impossibilitam execução completa de um movimento dentro de sua amplitude. Um indivíduo com artrose por exemplo, possivelmente teria uma perda de mobilidade que impossibilitaria a execução de um bom agachamento. Geralmente em casos onde ocorrem perda de mobilidade é necessário a intervenção de um fisioterapeuta, que vai realizar os devidos procedimentos com o objetivo de aliviar sintomas da patologia e restaurar a funcionalidade do movimento.

Agora vamos falar sobre flexibilidade. Gettman, em 1994, a definiu como a “capacidade de movimentar as partes do corpo, através de uma ampla variação de movimentos sem distensão excessiva das articulações e ligamentos musculares”*. Um exemplo de exercícios específicos para melhorar nossa flexibilidade são os alongamentos. Melhorar nossa flexibilidade é de suma importância, já que existem músculos que são cronicamente encurtados devido à sua localização corporal e função que exerce. Tomemos a musculatura posterior da coxa como exemplo. Esse grupo muscular desempenha importante influência na inclinação da pelve, o que pode afetar indiretamente a lordose lombar. A flexibilidade alterada desse grupo muscular pode ocasionar desvios posturais significativos e afetar a funcionalidade da articulação do quadril e coluna lombar.

flexibilidade-mobilidade-crossfit-gru-guarulhos-treinamento

Em suma o termo mobilidade e flexibilidade não são sinônimos. Uma boa flexibilidade e mobilidade são fundamentais para um praticante de CrossFit, pois evita lesões e contribuir para um melhor desempenho físico. Profissionais capacitados são um diferencial para obter melhor resultado em um treinamento. Por isso, além de sanar todas as dúvidas do aluno, a CrossFit BH oferece os melhores profissionais do ramo, que elaboram o melhor treino de acordo com a necessidade do aluno, seja ganho de flexibilidade ou mobilidade.

Fonte: Crossfit BH

Recent Posts